Umuntu ngumuntu ngabantu

Ubuntu

Foto: One.org

 

Vinte e sete mil, trezentos e noventa e três. Este é o número de dias equivalente a setenta e cinco anos de vida. É a expectativa de vida no nosso país. A vida é breve, passa com enorme rapidez. Com sorte, você pode aprender pelo menos uma coisa nova por dia, e assim contar com milhares delas no seu coração na hora da partida. Divido com você o que eu aprendi hoje: além de ser o nome de um software, “ubuntu” é também uma noção profunda e maravilhosa dos idiomas Zulu e Xhosa.
Para Nelson Mandela, significa: “Respeito. Cortesia. Compartilhamento. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Tudo isso é o espírito de Ubuntu.”
“Ubuntu”, prossegue Mandela, “não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore?”
Para Desmond Tutu, o conceito exprime a comunhão que conecta toda a humanidade: “sou o que sou graças ao que somos todos nós.”
“Uma pessoa com Ubuntu”, disse Tutu, “está aberta e disponível para as outras, apoia as outras, não se sente ameaçada quando outras pessoas são capazes e boas, com base em uma autoconfiança que vem do conhecimento de que ele ou ela pertence a algo maior que é diminuído quando outras pessoas são humilhadas ou diminuídas, quando são torturadas ou oprimidas.”
A palavra se relaciona com a máxima Zulu “Umuntu ngumuntu ngabantu”, ou, em português: “uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas”.
O escritor uruguaio Eduardo Galeano costumava dizer que “o melhor que o mundo tem é a quantidade de mundos que o mundo contém”. Tinha toda razão. “Sou o que sou graças ao que somos todos nós”, nos ensina a sabedoria africana. Que todos nós possamos caminhar com mais ubuntu hoje, e até o último dos nossos dias. Amém e Saravá!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s