O famoso “Dezesseis Toneladas”

 

img_20161028_193010

 

Morto em 1975 aos 39 anos de idade, Noriel Vilela é o cantor de “Dezesseis Toneladas”. Sim, é aquela mesmo: “Este é o famoso Dezesseis Toneladas…” Bem dançante, começa com “Este samba quente é muito legal…”. Toca na pista do Paco Pigalle, danceteria de Belo Horizonte, há décadas.
**********
A letra festiva de “Dezesseis Toneladas” é original. Seu título e ritmo, no entanto, vieram da homônima “Sixteen Tons”. Na voz de Ernie Ford, alcançou grande sucesso da parada Billboard, ano de 1955. Fala sobre as agruras do trabalhador carvoeiro e do sistema de cantina (escravidão por dívida).
Seu refrão é mais ou menos assim:
“Você carrega 16 toneladas hoje, e o que ganha? / Menos um dia de vida, mais outra dívida… / São Pedro, não me chame, sequer posso morrer: devo até a minha alma na cantina da empresa.”
**********
O sistema de cantina ainda existe, inclusive no Brasil. Também persiste a exploração do trabalho e o endividamento do trabalhador, em diferentes formas e níveis.
O carregador de lixo pra reciclagem leva suas toneladas no lombo. Também as carrega o estudante e trabalhador pobre, aquele que divide a alma com o chefe da firma ou do telemarketing, o dono da faculdade privada, o dono da empresa de transporte, o dono do quartinho alugado, etc.
**********
Atualmente, o topo da Billboard dos EUA é da música “Closer”, com o refrão: “Então baby me puxa pra mais perto / no assento de trás do Rover / Que eu sei que você não pode pagar / Mordo aquela tatuagem no seu ombro”.
O topo da Billboard Brasil é da música “Eu sei de Cor”, com o refrão: “Se eu não me engano, agora vai me deixar só / O segundo passo é não me atender / O terceiro é se arrepender / Se o que dói em mim doesse em você”.
“Se o que dói em mim doesse em você…” “Se o que dói em mim doesse em você…” Que coisa. Em outro tom, com outro peso, a frase poderia ter sido dita pelo carvoeiro de ontem e de hoje. Quem iria ouvi-lo?

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

